terça-feira, 6 de setembro de 2022

Perimenopausa ou depressão?



Compartilhamos texto da SHEt sobre perimenopausa e depressão, que conta com explicações da Dra. Patricia Valentini Melo:

"Desânimo, confusão mental, não se reconhecer nos próprios sentimentos são sintomas da depressão mas também da perimenopausa", avalia a ginelcologista e mastologista Patrícia Valentini, pós-graduada em Saúde Integrativa pelo Hospital Albert Einstein e colunista SHEt. "E muitas serão tratadas assim porque desconhecem o que é essa fase", afirma.

Segundo ela, essas mulheres podem acabar sendo tratadas com antidepressivos sem necessidade. "É claro que, numa crise depressiva, a pessoa precisa ser resgatada com esses medicamentos", afirma. "Porém, na perimenopausa, mudanças no estilo de vida da mulher, como melhorar alimentação e prática de atividade física, já conseguem gerar mudanças e melhorar os sintomas", diz.

Para a médica, seria importante avaliar nessas pacientes marcadores hormonais e inflamatórios, bem como analisar o estilo de vida, a qualidade do sono e a alimentação, para só então promover um tratamento integrado mais amplo.

Conhecimento ajuda no planejamento

Pouco falada, a perimenopausa ainda não é conhecida de todas as mulheres. Muitas, inclusive, "esquecem" desse momento e não conseguem associar as mudanças no próprio corpo com a proximidade do fim da menstruação.

A própria Patrícia conta que, antes da menopausa, experimentou um grande desânimo, falta de energia e fadiga. "Fiz 40 e fiquei cansada, abandonei academia e achei que estava cansada pela idade", relembra.

Ela só se deu conta de que estava vivendo a perimenopausa dois anos depois, quando a menstruação de fato parou de vir. "Aí eu entendi que aqueles sintomas não eram da idade, ou do estresse, já que eu era uma mulher que queria fazer tudo, dar conta de tudo", diz.

A médica reforça, no entanto, que é importante tentar acompanhar o próprio corpo para ver os sinais e, dessa forma, conseguir se planejar. "Se eu quisesse ter filhos, eu não teria tido tempo para isso, então acredito que é importante a mulher se conhecer para conseguir se planejar", afirma.



Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário