terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Estresse antecipa a menopausa



O estresse pode antecipar a menopausa em alguns anos, além de piorar muito os sintomas relacionados a ela e à perimenopausa, como a intensidade das alterações de humor, fogachos, dores, TPM, cólicas, irregularidade menstrual, insônia e tantos outros. E isso tem mesmo acontecido. A incidência de menopausa precoce tem aumentado e um dos principais fatores responsáveis é o aumento do nível de estresse na população.

Então, muita ATENÇÃO! Já ouviu falar da teoria do “roubo do cortisol”? Vamos explicar para vocês 👇🏼

Todos os nossos hormônios esteroides (estrógenos, progesterona, testosterona, SDHEA, aldosterona, cortisol, hormônio D, …) são produzidos a partir da mesma matéria-prima: O COLESTEROL! De uma forma simplificada, quando escolhemos produzir CORTISOL (o “hormônio do estresse”), as vias de produção são desviadas em detrimento dos outros hormônios. Afinal, o cortisol é o hormônio da VIDA e capaz de nos proteger das ameaças e, por isso, é PRIORIDADE nessas situações. Quando estamos sob ameaça (real ou imaginária!), o reflexo de “luta ou fuga” é acionado pelo sistema nervoso simpático e adrenalina e cortisol são liberados para que possamos lutar ou fugir. Para isso, tudo o que não é “importante” nessa hora é paralisado: digestão e fertilidade ficam em “stand by” até a ameaça acabar e os níveis de estrógeno, progesterona e testosterona caem. 

Mas, e se a ameaça não acabar? Afinal, temos lutado com vários leões por dia, todos os dias… Se deixarmos esse processo acontecer continuamente, o sistema pode se esgotar! E a falência ovariana acontece antes da hora.

A desregulação do cortisol por si só intensifica vários sintomas. Mas como “desgraça pouca é bobagem”, além disso, o carreador de cortisol no nosso organismo é o mesmo da progesterona. Quando o cortisol é priorizado, a pouca progesterona que resta não tem como circular e, por isso, os sintomas pioram ainda mais, desde a perimenopausa ou até antes.

Entenderam porque o gerenciamento do estresse é tão importante? Vamos dividir aqui quais práticas estamos usando para nos proteger? Tenho apostado nas mini pausas diárias. E você?

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário