terça-feira, 21 de março de 2023

Menopausa: até quando posso iniciar a reposição hormonal?



Estou na pós-menopausa… Até quando posso iniciar a reposição hormonal (TH)? A regra geral seria “até 60 anos ou 10 anos após a data da última menstruação”. Esse período é conhecido como JANELA DE OPORTUNIDADE.

Sem a reposição, quanto mais o tempo passa, maior é o risco de uma mulher desenvolver doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares, osteoporose e até demência. Os estudos demonstram que esse seria o tempo médio para que as doenças se instalem e, portanto, perderíamos os benefícios da TH e, mais do que isso, a reposição poderia sobrecarregar um corpo já doente.

Porém, essa regra é relativa e podemos estender esse período sempre que os benefícios forem maiores do que os riscos. A decisão é sempre individualizada! Cada mulher é única e deve passar por uma avaliação clínica criteriosa.

O estilo de vida também conta muito e pode postergar ou facilitar os processos de envelhecimento e adoecimento.

Uma avaliação importante para a decisão de iniciar ou não a TH após os 60 anos (ou 10 anos após o início) é o risco cardiovascular, que pode ser avaliado através de exames específicos como ecodoppler de artérias carótidas e vertebrais e escore de cálcio. Se o risco for baixo e não houver outras contraindicações, sim é possível iniciar a TH, mesmo após esse período.

Mas lembrem-se: não tem motivo para postergar o início da TH. Quanto antes for iniciada, MAIORES BENEFÍCIOS E MENORES RISCOS. Vale a pena aproveitar a JANELA DE OPORTUNIDADE!

Agora, me conta nos comentários! Você já fez a sua avaliação? Iniciou a TH? Do que você tem medo? Vamos conversar?

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário