terça-feira, 26 de setembro de 2023

Menopausa: benefícios do folato



Como prometido, hoje vamos continuar a falar sobre estudos de revisão sistemática envolvendo suplementos na menopausa! Um nutriente essencial que pode trazer inúmeros benefícios para as mulheres durante a menopausa é o folato, também conhecido como vitamina B9 (forma ativada do ácido fólico).

Uma série de estudos tem demonstrado que um baixo nível de folato está associado a uma variedade de condições neuropsiquiátricas.

O baixo nível de folato pode ser devido à diminuição da ingestão/absorção de folato; perda do transporte de folato pela barreira hematoencefálica devido à inflamação; mutações nos genes que codificam transportadores de folato; mutações nos genes da via do metabolismo do folato.

Em adultos, os distúrbios do metabolismo do folato estão associados à esquizofrenia, transtornos depressivos maiores (incluindo depressão pós-parto e pós-menopausa), transtorno afetivo bipolar (TAB) e transtornos do espectro autista (TEA). Esses distúrbios podem ser devidos à produção perturbada de neurotransmissores.

Apesar dos níveis normais de folato, alguns pacientes podem não ser capazes de metilar adequadamente. O aumento da homocisteína pode ser um indicador útil de deficiência funcional de folato.

Uma revisão sistemática realizada em 2022 por LAM, Nelson Siu Kei et al. avaliou o uso potencial do folato no tratamento dos transtornos psiquiátricos citados. Como conclusão, essa revisão mostrou que evidências crescentes demonstram consistentemente que suplementos de folato, especialmente ácido levomefólico ou 5-metilfolato, podem melhorar os resultados clínicos de certas doenças psiquiátricas, especialmente como farmacoterapia adjuvante com mínimos efeitos colaterais.

Lembre-se de que a menopausa é apenas uma nova fase e, com o cuidado certo, você pode vivenciá-la com saúde e equilíbrio. Estamos aqui para apoiá-la nessa jornada!

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário