Neste Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), vamos alertar sobre diabetes gestacional. Pode ocorrer em qualquer mulher e não é comum a presença de sintomas. Se não tratado, pode trazer prejuízos para as mães e os bebês.
Portanto, a recomendação é que todas as grávidas pesquisem no início da gestação a glicose em jejum e, entre a 24 ª e a 28 ª semana, a glicemia após estímulo da ingestão de glicose (teste oral de tolerância à glicose).
O risco de desenvolver diabetes gestacional é maior em algumas pessoas. Entre os fatores estão idade materna mais avançada, ganho de peso excessivo durante a gravidez, sobrepeso ou obesidade, síndrome dos ovários policísticos e história familiar de diabetes.
O controle do problema é realizado, em sua maioria, por meio de mudanças alimentares. Exercícios físicos também são importantes, desde que não haja alguma contraindicação médica. Em alguns casos, é necessário o uso de insulina para normalização da glicose materna.
O desenvolvimento de diabetes tipo 2 após o parto costuma ser prevenido com a manutenção de hábitos saudáveis (dieta balanceada e prática regular de atividades físicas).
As ginecologistas e obstetras Dra. Yedda Reis e Dra. Patricia Valentini Melo estão à disposição!
As ginecologistas e obstetras Dra. Yedda Reis e Dra. Patricia Valentini Melo estão à disposição!
Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes
Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário