terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Menopausa: procura-se foragida chamada libido



Sim, 40% das mulheres do planeta sofrem com o sumiço da libido sexual. E isso deveria ser um assunto de saúde pública! Afinal, a própria OMS reconhece que a sexualidade faz parte dos pilares da saúde da mulher.

Mas é preciso esclarecer aqui que libido é muito maior e mais complexa do que apenas desejo sexual. Libido é como se fosse uma energia que te impulsiona para tudo na vida. Portanto, falta de libido é falta de tesão na vida, não só na cama... Mas, se falta energia para a vida, imagina para o sexo?

Então, é preciso refletir sobre o que está consumindo a sua energia neste exato momento. Pode ser uma preocupação momentânea, um estresse prolongado, sono de má qualidade, alimentação ruim, sedentarismo, um estado depressivo, ansiedade, problemas no relacionamento, uso de medicamentos e também os desequilíbrios hormonais, como a dominância estrogênica (comum na perimenopausa), baixos níveis de testosterona e/ou dopamina, de hormônios tireoidianos e até a tal da inflamação oculta.

Na menopausa, é comum aquela baixa da autoestima, que vem junto com o ganho de peso, vagina seca, calorão e dores pelo corpo. Tudo isso interfere, sim, na sexualidade da mulher. As pausas hormonais impactam no seu bem-estar, mas, de forma alguma, vão mudar quem você é. Lembre-se sempre disso!

Será que a menopausa é mesmo a vilã da libido? Assista ao vídeo abaixo, em que a Dra. Patricia Valentini Melo fala sobre o assunto em live da SHEt e do Meu Clitóris Minhas Regras:




Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário