terça-feira, 5 de abril de 2022

Menopausa: O que muda na microbiota vaginal?


O que muda na microbiota da vagina na peri e pós menopausa? Confira trecho do texto da SHEt com informações passadas pela Dra. Patricia Valentini Melo:

Chamado de microbiota vaginal, esse ecossistema é composto quase que inteiramente por lactobacilos, uma espécie de “bactéria do bem”. “Eles são responsáveis por produzir ácido láctico e, assim, manter a acidez na vagina”, explica a ginecologista e mastologista Patricia Valentini Melo.

Os problemas começam quando, durante a perimenopausa - período em que se inicia a transição para a menopausa - e após a menopausa, a quantidade de estrógeno começa a cair no corpo feminino. “Como essa microbiota é totalmente dependente do hormônio, ela começa a entrar em colapso”, explica Dra Patrícia.

Dá para resolver?

De acordo com a Dra. Patrícia Valentini,  "o tratamento mais recomendado para amenizar o problema é a reposição hormonal, que pode ser feita por meio de creme (uso tópico) ou transdérmico". Essa estratégia se mostrou benéfica mesmo que em doses pequenas, como mostrou um estudo publicado na revista científica Nature.

Para as mulheres que não podem fazer reposição, como as que tiveram câncer de mama, o recomendado é partir para outros tratamentos como a laserterapia fracionada e o uso de lactobacilos para repovoar a microbiota vaginal.

“É importante também que a mulher melhore o estilo de vida, tenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos, pois isso ajuda a manter o sistema imunológico funcionando e garante uma microbiota mais equilibrada”, afirma a especialista.

Mais dicas sobre o que fazer e como lidar com a vida sexual nessa fase estão neste link: texto da SHEt.

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário