segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Desmistificando a reposição hormonal na menopausa


É preciso desmistificar a reposição hormonal, principalmente na menopausa. Tenho recebido no consultório muitas mulheres em sofrimento por terem sido proibidas por seus médicos anteriores ou amedrontadas e convencidas a não fazerem a reposição hormonal, mesmo apresentando comprometimento da qualidade de vida, devido aos sintomas mais comuns dessa fase da vida.

Toda mulher acima dos 50 anos e muitas até mais jovens, sabem do que estou falando, porque já passaram por isso. O pior é que muitas de nós estão perdendo a chance de restabelecer sua vitalidade e saúde, sendo fadadas a envelhecer correndo risco de sérias doenças crônicas, causadas pela falta desses hormônios protetores.

Mas será que ainda precisa ser assim?
Vocês sabem como esse mito perverso da demonização dos hormônios começou?
Vocês querem saber como isso já mudou?
Querem saber quais são os riscos de não se fazer uma reposição hormonal bem feita?
Querem saber como diminuir esses riscos?
Quais são os benefícios e quando começar a reposição hormonal?

A partir de hoje, vou publicar diversos textos respondendo a essas perguntas, com informações atualizadas diretamente do 18º World Congress of Gynecological Endocrinology - ISGE (International Society of Gynecological Endocrinology) 2018, realizado em Florença – Itália, do qual participei ativamente.


Conhecimento nunca é demais e, como médica e mulher, procuro orientar e passar esse conhecimento que busco incessantemente, para que pessoas mais conscientes possam fazer as próprias escolhas e participar do seu processo de cura.

Importante lembrar que cada caso deve ser individualizado, porque existem algumas contraindicações ao uso da reposição hormonal. Mas, se após avaliação detalhada feita por profissional habilitado, não houver nenhuma contraindicação formal, toda mulher deve fazer a reposição dos hormônios que se encontram deficientes no organismo, porque haverá um grande benefício, com ganho em qualidade de vida e principalmente na prevenção das doenças crônicas, ditas “da idade”, incluindo o Alzheimer.

Dra. Patricia Valentini de Melo
CRM 66340
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine 
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo 
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

2 comentários: