segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Sintomas do climatério e menopausa


Lembra-se que escrevi sobre a importância de desmistificar a reposição hormonal, principalmente na menopausa? Para isso, vou começar explicando o climatério e a menopausa. Vamos lá? 

O chamado climatério começa após os 35 anos, quando os níveis hormonais da mulher começam a declinar. Mas é após os 40 que as ovulações diminuem drasticamente, causando diminuição na fertilidade e nos níveis de um hormônio importante chamado progesterona

Nessa fase, alguns sintomas são comuns, como alterações do humor e do ciclo menstrual, TPM intensificada, piora dos inchaços, dores de cabeça, compulsão por doces, insônia, memória, irritação, ansiedade e depressão. Tudo porque a progesterona é produzida pelos ovários apenas quando ovulamos. Ela tem a nobre função de nos acalmar, proteger nosso cérebro e memória, é levemente diurética e contrabalança os efeitos proliferativos dos estrógenos no endométrio (camada que reveste o útero por dentro) e mamas.

Os estrógenos engrossam o endométrio para prepará-lo para receber um bebê, caso a mulher engravide. Se isso não acontece, descama, sendo eliminado como menstruação a cada ciclo menstrual. A deficiência da progesterona pode causar aumento do fluxo menstrual e de cólicas, além de desregular o ciclo e provocar aparecimento de pólipos e miomas uterinos. Essa fase é conhecida como fase da DOMINÂNCIA ESTROGÊNICA, que antecede a menopausa.

Entre os 45 e 55 anos, os estrógenos também entram em declínio, causando os conhecidos fogachos, ondas de calores insuportáveis e sudorese, que nos acordam várias vezes durante a noite, atrapalhando o sono e causando aquele cansaço no dia seguinte, além do mau humor, atrofia vaginal, favorecendo a vagina seca, aparecimento de perdas e infecções urinárias de repetição, perda da libido, baixa da energia, fadiga crônica, ganho de peso, pele e mucosas secas e piora dos quadros de depressão e a parada do fluxo menstrual.

A lista é enorme e só quem passou por isso sabe avaliar o quanto impacta na qualidade de vida pessoal e do casal. Efetivamente, não conseguimos mais ser quem sempre fomos. Uma vez me disseram: “Parece que baixou uma entidade aqui que não sou eu...”. Essa fase é conhecida como PRÉ OU PERI-MENOPAUSA. A MENOPAUSA efetivamente acontecerá só após 1 ano sem menstruação.

Esses distúrbios precisam ser tratados adequadamente. Com a reposição hormonal bem feita, por meio de hormônios ditos homólogos ou bioequivalentes aos nossos e por via transdérmica, esses sintomas desaparecem em pouco tempo.

Se isso estiver acontecendo com você, procure seu ginecologista de confiança. Ele saberá como conduzir a situação para melhorar os sintomas e avaliar se você pode ou não receber a reposição hormonal.

Dra. Patricia Valentini de Melo
CRM 66340
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine 
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo 
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário