segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Fuja dos inimigos do intestino para proteger sua saúde


O microbioma humano abriga mais de 5 mil tipos diferentes de bactérias, sendo 80% delas protetoras e 20% com potencial nocivo. Como já vimos em uma postagem anterior (clique aqui para ler o texto), uma das formas mais básicas e naturais para manter um microbioma saudável é a ingestão de alimentos corretos. 

Comer fibras, legumes e verduras é uma das melhores maneiras para termos um bom microbioma. Já é provada a relação entre certas cepas de bactérias e algumas doenças. Quando as protetoras morrem, as nocivas crescem e literalmente “fazem a festa” no nosso organismo, levando a disbiose intestinal, que aumenta risco para varias doenças. E como deixamos isso acontecer? 

- Excesso de alimentos processados e ultraprocessados, pobres em fibras e ricos em açúcares, aditivos alimentares, como corantes, conservantes, acidulantes que alteram a microbiota, que passa a absorver mais gordura.
- Excesso de alimentos com alto potencial inflamatório, como glúten presente principalmente no trigo e seus derivados, caseína presente nos laticínios e soja 
- Uso de antibióticos, anti-inflamatórios e antiácidos (os “prazóis”)
- Estresse prolongado
- Pensamentos negativos repetitivos (favorecem a bactérias ruins)

Fica fácil compreender a importância do rodízio alimentar e da comida de verdade, do não uso indiscriminado de antibióticos e anti-inflamatórios e do manejo de estresse e cultivo de pensamentos positivos. A suplementação com probióticos pode ser uma grande aliada.

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine 
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo 
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário