segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Microbiota intestinal interfere na saúde física e mental: aprenda a equilibrá-la


O equilíbrio da microbiota intestinal, que garante a nossa saúde física e mental, depende do nosso estilo de vida e até do que pensamos e sentimos. Então, quais escolhas favoreceriam o seu equilíbrio?

1 - Uma alimentação natural e equilibrada favorece o crescimento de bactérias boas. Dietas vegetarianas, por seu alto teor de fibras, são extremamente benéficas para o equilíbrio e saúde da flora intestinal. Polifenóis (chocolate amargo, uvas, amêndoas, cebola e brócolis) favorecem seu crescimento.

2 - Suplementações com fibras prebióticas da dieta, como a inulina e fruto-oligossacarideos, têm sido eficientes para minimizar os efeitos de uma dieta rica em gordura. Os prebióticos ajudam a reduzir o colesterol, porque estimulam a microbiota a produzir propianato que é transportado pela corrente sanguínea até o fígado, inibindo a síntese de colesterol. Fibras previnem o câncer de colon em ratos e reduzem inflamações. Biomassa de banana verde é um excelente prebiótico e pode ser usado em diversas preparações.

3 - O consumo regular de outros micro-organismos de qualidade, para compor a microbiota, como os probióticos, também é de grande utilidade. Os melhores exemplos são alimentos probióticos a base de kefir, kombucha e fermentados como chucrute.

4 - Sono adequado, Redução do estresse, pensamentos positivos e atividade física regular também são amigos da saúde intestinal.

Como é bom poder fazer escolhas conscientes, não é?

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine 
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo 
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário