sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Candidíase vulvovaginal: Quem nunca teve?




Vamos começar a série sobre candidíase vulvovaginal! A CVV se tornou um problema na saúde da mulher, pois tem sido cada vez mais recidivante e frequente. É causada pelo crescimento anormal de fungos na região. Os sintomas são inconfundíveis e se intensificam no pré-menstrual:

- Prurido (coceira leve a intensa);
- Ardor, queimação, vermelhidão e inchaço;
- Em alguns casos, contratura da musculatura local, gerando dor na relação sexual;
- Corrimento vaginal espesso, branco e inodoro (sem cheiro).

Ao contrário do que muitas pensam, a principal fonte de fungos vaginais é o nosso próprio trato gastrointestinal e não necessariamente as relações sexuais!

Um dos nossos mais importantes sistemas de defesa é a microbiota intestinal, que depende de fatores nutricionais e ambientais para se estabilizar. A proliferação de fungos acontece depois da alteração desse equilíbrio, conhecida como DISBIOSE, que predispõe um ambiente favorável para que os fungos, até então habitantes naturais e inócuos da microbiota, encontrem condições para sua proliferação exacerbada.

Isso mesmo! Os fungos, em pequenas quantidades, fazem parte da microbiota intestinal normal. Com a disbiose, eles proliferam, causando a CVV. Vocês gostariam de saber o motivo? Aguarde a próxima publicação!

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário