quarta-feira, 17 de maio de 2023

Menopausa: Você sabe escolher o Ômega 3?



Os Ômega 3 são importantíssimos para nossa saúde como um todo, sendo fontes primárias de energia para as células, servindo como seus componentes estruturais e por isso não podem faltar na vida da mulher 40+. Recebem esse apelido (Ômega 3) porque são três gorduras essenciais que o nosso corpo precisa, mas não produz, conhecidas como ácidos graxos insaturados EPA, DHA e ALA. E portanto, dependemos de fontes externas, como a alimentação.

Mas, infelizmente, nossa dieta é cada vez mais pobre desses nutrientes. O ALA é encontrado nas sementes, como chia e linhaça, mas é inativo e precisa se transformar na forma ativa dentro do próprio organismo. O EPA e o DHA provêm de peixes e crustáceos de águas geladas e profundas e são a forma ativa dos Ômega 3. Vale lembrar que o salmão que consumimos por aqui é de cativeiro, pobre em Ômega 3 e rico em metais pesados. Então, cuidado!

Uma forma de solucionar o baixo consumo na dieta (ou reforçar a ingestão em momentos como a gestação) é através da suplementação. Mas fique de olho 👀

Para a suplementação trazer benefícios reais, é importante nos atentarmos à sua real concentração e pureza. O melhor Ômega 3 é aquele com altas concentrações de EPA e DHA por cápsula e livre de metais pesados e resíduos.

Concentração e número de cápsulas por porção: na maioria das marcas comerciais, a concentração é por dose ou porção. Portanto, uma cápsula não corresponde à dose colocada na frente da embalagem. É preciso olhar no verso para saber quantas cápsulas correspondem à tal porção. 

Leia o rótulo: procure na informação nutricional as quantidades de EPA e DHA. Verifique se a quantidade indicada equivale ao valor em uma cápsula. Some os valores. Agora você tem o valor total de Ômega 3 do produto. Quanto maior for a concentração de Ômega 3, melhor será a qualidade do produto. 

Selo IFOS: garante que o produto seja livre de metais pesados e resíduos. A presença dos certificados internacionais é uma garantia que reforça que o produto consumido não é contaminado. 

Vitamina E deve ser associada para evitar oxidação: marcas recomendadas possuem a vitamina E adicionada na composição do suplemento para evitar que o óleo seja destruído com facilidade. 

Embalagem opaca: as gorduras possuem uma estrutura química que se quebra ao contato com a luz. Como as cápsulas são transparentes, os produtos devem ser embalados em potes opacos que impeçam o contato da luz. Embalagens transparentes devem ser evitadas, pois podem tornar o Ômega 3 prejudicial à saúde. 

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário