terça-feira, 2 de maio de 2023

Menopausa: Suplementos que baixam colesterol e melhoram saúde cardiovascular



Na menopausa, a falta do estradiol provoca uma série de alterações, piorando a saúde das nossas artérias, que então ficam susceptíveis a formação de placas gordurosas, aumentando o risco cardiovascular.

Já falei por aqui sobre a raiz do problema e quais seriam as melhores estratégias para manter os índices adequados, entre elas a Terapia Hormonal e um estilo de vida saudável, lembra? Mas, em alguns casos, os níveis de colesterol são de difícil controle. Aí se faz necessário uma ajudinha extra… Porém, ao contrário do que muitos pensam, essa ajuda pode sim vir de um suplemento fitoterápico.

Infelizmente, hoje há um excesso de prescrição de estatina, medicação mais usada para baixar colesterol, mas que tem seus efeitos colaterais e uma indicação específica. Portanto, deveria ser usada em casos de maior risco cardiovascular (calculado pelo médico). Um exame bem interessante para avaliação desse risco é o escore de cálcio (uma tomografia do coração que detecta calcificações nas coronárias).

Nesse sentido, um estudo mostrou que pessoas com níveis altos de LDL (fração “ruim” do colesterol) e escore de cálcio zero não necessitam usar as estatinas, porque o seu uso não altera o resultado final. Então, milhares de pessoas nessas condições poderiam se beneficiar com o uso de substâncias mais naturais, como suplementos alimentares específicos, que têm efeitos demonstrados positivos no controle do colesterol e na saúde cardiovascular.

Tenho aprendido muito sobre eles com um profissional incrível, o cardiologista @dr.tuliosperb, responsável pelo curso de suplementação avançada em saúde integrativa, e quero muito dividir aqui com você meus aprendizados! Afinal, eles são aliados muito bem-vindos nessa fase importante das nossas vidas.

Bora saber mais sobre esses suplementos incríveis? 
- Policosanol: suplemento alimentar natural derivado da cana-de-açúcar. Conhecido por seu potencial em reduzir o colesterol LDL (ruim) e aumentar o colesterol HDL (bom). Melhora a circulação sanguínea. Previne formação de coágulos. Pode ser uma alternativa segura aos medicamentos tradicionais para redução do colesterol.

- Extrato de bergamota: estudos demonstram que sua composição de flavonoides específicos atua como uma estatina natural, diminuindo LDL e triglicerídeos, e aumentando o HDL. A bergamota mostra grande atividade antioxidante e anti-inflamatória, além de baixar colesterol. Reduz glicemia, resistência insulínica e gordura visceral. 

- Levedura do arroz vermelho: contém naturalmente uma substância chamada monacolina K, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. Pode ser usada como uma alternativa natural para ajudar a reduzir os níveis de LDL. Além disso, o arroz vermelho é rico em antioxidantes, vitaminas e minerais que ajudam a manter a saúde cardiovascular, reduzir a inflamação e proteger contra danos oxidativos. 

- Coenzima Q10: é uma substância importante que ajuda a produzir energia no corpo. Além disso, estudos mostram que ajuda a reduzir o colesterol e a proteger o coração. Tem propriedades antioxidantes, o que ajuda a proteger o corpo contra o estresse oxidativo e danos celulares. 

- Centella asiática: riquíssima em saponinas. Evita progressão de placas de gordura subclínicas ou iniciais. Antioxidante e anti-inflamatória. 

- Berberine: junto com arroz vermelho, baixa muito o colesterol e pode substituir a estatina. Diminui LDL oxidado / antiarrítmico. Prevenção contra formação de placas. Controla pressão arterial e resistência insulínica. Anti-inflamatório e antioxidante. 

- Ácido alfa lipóico: diminui LDL oxidado. Aumenta Apo A. Anti-inflamatório e antioxidante. 

- Ômega 3: Este merece um post só para ele (em breve)!

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário