quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Alimentação pode interferir no risco de câncer de mama


Vocês sabiam que fatores dietéticos podem interferir em nossos genes (expressão gênica), reduzindo o risco de desenvolvimento do câncer de mama? Essa relação é estudada pela nutrigenômica

O câncer de mama apresenta uma grande incidência na população mundial e tem um caráter multifatorial, em que os hábitos alimentares e comportamentais influenciam de maneira direta no aparecimento da doença.

Hoje, sabemos que inflamação crônica é a base das doenças crônicas e cânceres. A inflamação pode lesar o DNA das células mamárias, causando o câncer de mama. Alguns alimentos são potencialmente inflamatórios, quando ingeridos diariamente, principalmente grandes proteínas. Estudos comprovam o potencial inflamatório do trigo (que contém o glúten), leite animal (que contém a caseína) e da soja. Por isso, a ingestão não deve ser diária.

O consumo de dietas ricas em gorduras saturadas e pobres em fibras e vegetais tem associação comprovada com o aparecimento da neoplasia mamária. Alimentos industrializados, processados e ultraprocessados, açúcares refinados e diversos outros, se consumidos com regularidade e por tempo prolongado, são capazes de causar alterações celulares que levam ao desenvolvimento do câncer. 

Além disso, o acúmulo de gordura contribui muito para o risco de câncer. As células de gordura (adipócitos) fabricam substâncias que ativam a inflamação silenciosa no organismo. 

Contudo, uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes pode resultar em um processo inverso e diminuir a incidência dessas anormalidades na célula. Por exemplo, dietas ricas nos seguintes itens têm sido associadas à redução de risco desta neoplasia: ácidos graxos poli-insaturados ômega 3 (peixes, linhaça, chia, nozes, castanhas), flavonoides (uva, frutas vermelhas, chás verde e branco, alho e chocolate amargo), vitaminas A (ovos, aves, cenoura, couve, batata doce), E (vegetais verdes-escuros e abacate) e complexo B, bem como em minerais, incluindo selênio (castanhas) e zinco (frutos do mar, grãos, castanhas).

Agora, você já pode escolher melhor o que vai comer!

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine 
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo 
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário