O alto consumo de álcool, especialmente em combinação com o cigarro, já está bem relacionado como causa de vários tipos de câncer. Para o câncer de mama, estudos mostram que mesmo quantidades pequenas de álcool aumentam os riscos. A ingestão diária de duas taças de vinho chega a dobrá-lo.
Cada vez mais, são comprovados os malefícios do álcool para nossa saúde. Apesar de trazer um certo grau de relaxamento e ser motivo para encontro social e prazer, é uma sustância perigosa. Além da embriaguez, facilmente percebida, causa inflamação silenciosa, altera a flora intestinal, sobrecarrega o fígado e o pâncreas, e vicia, o que torna as coisas mais difíceis.
É verdade que o vinho tinto é rico em resveratrol, um potente antioxidante, que traz benefícios por sua ação cardioprotetora, antitrombótica, anti-inflamatória, neuroprotetora e até anticâncer, mas pesando riscos e benefícios, não vale a pena consumir álcool com esse intuito, porque os riscos superam os benefícios. Fique fora dessa! Beba com muita moderação!
Prevenção
Entre os fatores de risco para o câncer de mama, estão aqueles que não conseguimos controlar. Entretanto, fatores para melhorar a qualidade de vida - como atividade física, consumo moderado de álcool, não fumar e alimentação equilibrada - estão sob nossa responsabilidade. E, já que podemos contar com isso, devemos começar agora!
Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.
Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário