O Dia Mundial da Psoríase é celebrado em 29 de outubro e tem como objetivo conscientizar e alertar sobre a doença de pele. Tire suas dúvidas com o texto da Dra. Luciana Valentini de Melo, que traz dados do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):
O que é a psoríase?
A psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica e autoimume, com origem genética em 30% dos casos. Não é contagiosa e se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em forma de placas esbranquiçadas, especialmente em cotovelos, joelhos, couro cabeludo, unhas, palmas das mãos e plantas dos pés. Pode ainda afetar as articulações, cursando com a artrite.
Atinge principalmente a população com idades entre 20 e 40 anos, afetando igualmente homens e mulheres, mas em 15% dos casos surge na infância. Segundo a Organização Mundial da saúde (OMS), a psoríase acomete cerca de 3% da população mundial
Fatores que exercem um importante papel são: estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções de garganta, baixa umidade do ar ou certos tipos de medicamentos, que podem desencadear ou aumentar sua intensidade.
Apesar de apresentar um caráter crônico, em muitos casos de menor gravidade, acreditamos que uma adequação do estilo de vida pode ser extremamente benéfica para um melhor controle da doença, sem efeitos colaterais. Para isso, utiliza-se abordagens terapêuticas mais naturais, que diminuam a carga de estresse e que auxiliem naturalmente o organismo a recuperar sua imunidade inata, ou sua sabedoria interior.
As terapias integrativas podem auxiliar no bom controle da psoríase?
Na minha experiência de duas décadas obtida em hospital público e na clínica privada, no tratamento de doenças crônicas de pele, incluindo a psoríase, foi utilizada a homeopatia, minha segunda especialidade médica, sendo algumas vezes associada ao tratamento convencional com resultados satisfatórios em todas as faixas etárias. A homeopatia é uma terapia que visa reequilibrar a energia vital do doente, acionando mecanismos inatos de cura, atuando não só no plano físico mas também no plano emocional. (www.amhb.org.br )
Recentemente introduzimos na clínica, em associação ao tratamento homeopático, algumas sessões de Biofeedback (Eductor 64), uma tecnologia quântica de bioressonância, que avalia o campo bioelétrico do paciente e auxilia não só na obtenção de um profundo estado de relaxamento como também na diminuição da carga de estresse do organismo. (www.qxsubspace.com).
Dra. Luciana Valentini de Melo
Formada pela Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba, é especialista em dermatologia e homeopatia.
Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário