segunda-feira, 1 de outubro de 2018

O que mudou na terapia de reposição hormonal?


Lembra-se que falamos do estudo WHI, que levou a mais de 10 anos de demonização da reposição hormonal (clique aqui para ler o texto anterior)? Hoje, sabemos de vários erros nesse estudo, que, na verdade, foi um verdadeiro desastre do ponto de vista clínico.

O tempo passou e novos conhecimentos surgiram. Um ponto fundamental da terapia de reposição hormonal (TRH) é a individualização terapêutica. Importante combinar o tipo de hormônio, a dose, o esquema, a via de administração adequados para cada paciente, bem como a sua preferência pessoal.

A evolução da tecnologia permitiu a fabricação de hormônios iguaizinhos aos nossos, conhecidos como hormônios bioequivalentes, homólogos ou bioidênticos que são recebidos pelo nosso corpo de forma muito mais natural.


Estudos científicos recentes mostraram que o uso de estrogênio pela pele (via transdérmica) e com doses bem mais baixas trazem grandes benefícios e com muito poucos efeitos colaterais. Melhora atrofia vaginal, energia, fogachos, humor, ressecamento de olhos, vagina, pele e cabelos. Também protege massa óssea, coração e cérebro, além de ser anti-inflamatório. 

Alguns riscos e efeitos colaterais percebidos no antigo estudo WHI eram devidos à medroxiprogesterona (MPA), um progestágeno sintético, que imita a nossa progesterona natural, afinando o endométrio, mas que tem efeitos sistêmicos opostos, levando aos riscos. O uso da progesterona natural tem mostrado inúmeros benefícios, sem os riscos da MPA. Além de proteger o endométrio, desincha, acalma, melhora sono, memória e protege o cérebro contra a demência senil. 

Outro novo e importante conceito são os benefícios do uso da testosterona transdérmica (pela pele), quando existir deficiência diagnosticada nos exames. Ela melhora função sexual, melhora massa magra e protege o endotélio (camada de dentro dos vasos sanguíneos), diminuindo riscos cardiovasculares.

Converse com seu ginecologista, que saberá orientar qual é a melhor indicação para você. Quer saber quando iniciar a terapia de reposição hormonal? Aguarde o próximo texto!

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine 
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo 
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário