segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Outubro rosa: O que é câncer de mama e por que é tão temido?


O câncer de mama nasce a partir de um dano no DNA da célula da mama, que escapou dos mecanismos biológicos de controle (genes supressores). Para se tornar um câncer, esse dano tem que ser capaz de modificar a capacidade de multiplicação da célula, que então passa a se multiplicar desordenada e rapidamente, gerando uma "massa" ou tumor. E mais, essa massa tem que ser capaz de invadir os tecidos vizinhos e lançar células na corrente sanguínea ou linfática, promovendo o aparecimento de matástases. 

Quando localizado na mama, é curável, mas as possibilidades de cura diminuem à medida que o tumor cresce, porque as chances de metastatizar aumentam. A presença de metástase torna o câncer incurável, porém controlável. 

O tempo médio de duplicação de uma célula cancerosa da mama é de 120 dias. São necessárias 20 duplicações para que o tumor atinja 1 a 2 milímetros de diâmetro (capaz de ser identificável à mamografia). Para atingir 1 centímetro de diâmetro (1 bilhão de células), serão necessárias 30 duplicações, o que leva em média 8 a 10 anos. Um centímetro de diâmetro é o tamanho médio que o tumor pode ser identificado pela palpação, o que significa que, ao ser detectado um tumor de 1 centímetro, ele já está presente e evoluindo há mais ou menos 8 anos. 

Infelizmente, o câncer de mama é o mais frequente e também o que mais mata as mulheres no Brasil. Isso porque pelo menos 60% dos casos são diagnosticados em estágios avançados. É nosso dever tentar mudar essa realidade! 

DETECÇÃO PRECOCE

Para a sua detecção precoce, recomenda-se rastreamento anual após os 40 anos, por meio do exame clínico das mamas (feito pelo médico) e da mamografia. 

MAMOGRAFIA

A mamografia é o RX das mamas. Trata-se de um exame extremamente importante para todas as mulheres. É o único que, comprovadamente, é capaz de detectar o câncer de mama em estágio inicial, antes de ser palpável, possibilitando assim um tratamento mais eficaz, menos agressivo e com maiores chances de cura. 

Isso porque é o único método capaz de identificar microcalcificações, que podem ser o estágio mais inicial de um câncer de mama, quando estão agrupadas e têm características morfológicas específicas. Desde a introdução da mamografia como rastreamento, o número de mortes por câncer de mama teve uma redução de 30%. 

Às vezes, em casos de dúvidas na mamografia ou em mulheres mais jovens, pode-se associar o uso de ultrassonografia e até da ressonância magnética.

Mito: “mamografia dói” - Geralmente a dor é leve, pois a compressão das mamas dura dois segundos e não justifica a não realização do exame. Algumas mulheres têm as mamas mais sensíveis, principalmente no período antes da menstruação. Portanto, a dica é esperar para fazer o exame logo após esse período. 

Verdade: A mamografia é um dos mais importantes exames de rastreamento de câncer e deve ser feita por todas as mulheres, a partir dos 40 anos de idade. Converse com seu médico e deixe seus exames em dia!

SISTEMA BIRADS

Para padronizar os laudos de mamografia e todos falarem a “mesma língua”, surgiu o sistema BIRADS (sigla de Breast Imaging and Data System). Ele foi adotado para estimar qual a chance de determinada imagem da mamografia e/ou ultra-sonografia das mamas (USG) ser câncer. Variando de 0 a 6 categorias, o Sistema Birads ajuda a orientar a conduta médica.

Nem todas as alterações da mamografia/USG são causadas por câncer, aliás a maioria delas NÃO É CÂNCER e sim alterações que chamamos de BENIGNAS. Apenas algumas dessas alterações, muito específicas merecem melhor investigação. Só nesses casos (Birads 4 ou 5), uma biópsia é indicada e deve ser feita através de uma punção com agulha, que consegue retirar um pequeno fragmento do local, que então será examinado no microscópio. Só assim, o diagnóstico de certeza para câncer pode ser feito.

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine 
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo 
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário