quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Saúde: Probióticos fortalecem o sistema imunológico


Você já ouviu falar de probióticos? São bactérias benéficas que vivem no intestino e melhoram a saúde geral do organismo, trazendo benefícios como facilitar a digestão e a absorção de nutrientes, produção de neurotransmissores como a serotonina e fortalecer o sistema imunológico. Confira detalhes sobre o assunto:

- Entre os benefícios imunológicos dos probióticos estão a modulação dos perfis das citocinas e a indução à tolerância aos antígenos alimentares. Eles interagem com a imunidade inata, diminuem a ação de bactérias patogênicas e ajudam a garantir o equilíbrio da microbiota. 

- Durante o uso de antibióticos, a combinação com probióticos estimula a resposta imunológica, potencializando o tratamento e diminuindo o risco de disbiose intestinal (desequilíbrio da microbiota).

- Os probióticos podem reduzir o risco de septicemia e outras infecções.

- Estudos demonstram que eles podem ser grandes aliados no tratamento da diabetes gestacional, sendo seguros para gestante e bebê, podendo, inclusive, ser prescritos para recém-nascidos prematuros, reduzindo o risco de morte em até 44%. 

- Para adultos, ajudam combater síndromes e outros problemas intestinais, além da obesidade, sendo seguro até para pacientes imunossuprimidos. 

- Os probióticos também são bons aliados contra o estresse, a depressão e a ansiedade.

-  Kefir de água ou de leite, kombucha, alimentos fermentados como chucrute e picles são ótimas fontes de probióticos.

- Probióticos também são encontrados na forma de suplementos, em cápsulas ou sachês. Seu médico ou nutricionista poderá indicar o melhor para você. 

- Cuidado com propagandas enganosas! Não use Yakults e outros produtos industrializados semelhantes. Eles têm muito pouco probiótico e grandes quantidades de açúcares e outros substâncias químicas.

 - E atenção, a higiene excessiva pode ser prejudicial para a imunidade, porque mata as nossas bactérias boas.

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine 
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo 
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário