quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Janeiro Verde-Piscina: Tire suas dúvidas sobre câncer do colo do útero


O Janeiro Verde-Piscina é uma campanha de prevenção contra o câncer do colo do útero. Com exceção do câncer de pele não-melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal) e, nas regiões Norte e Nordeste, o primeiro. É a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). 

A doença está associada à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV (Papilomavírus Humano), especialmente o HPV-16 e o HPV-18, responsáveis por cerca de 70% dos cânceres cervicais.

A principal forma de transmissão do HPV é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Como o contágio pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal, o uso de preservativos (camisinha masculina ou feminina) protege parcialmente.

A vacinação e a realização do exame preventivo (Papanicolau) se complementam como ações de prevenção desse tipo de câncer. 

O Ministério da Saúde oferece a vacina tetravalente contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Mas há indicação da vacina para mulheres de até 45 anos, obtida na rede particular. 

Mesmo as mulheres vacinadas devem fazer o exame preventivo periodicamente, pois a vacina não protege contra todos os tipos oncogênicos do HPV. 

As ginecologistas Patricia Valentini de Melo e Yedda Reis, da Choice Medicine, estão à disposição.

Choice Medicine 
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo 
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário