terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Candidíase: Tire suas dúvidas sobre sintomas e causas


Candidíase vulvovaginal (CVV) é muito frequente e tem se tornado cada vez mais recidivante. Trata-se de uma infecção da vulva e vagina causada pelo crescimento anormal de fungos na região (90% dos casos são devidos à Candida albicans). Os sintomas são inconfundíveis e se intensificam no pré menstrual:

- Prurido (coceira leve a intensa)
- Ardor, queimação, vermelhidão e inchaço 
- Em alguns casos, Contratura da musculatura local, gerando dor na relação sexual
- Corrimento vaginal espesso, branco e inodoro 

Ao contrário do que pensamos, a principal fonte de fungos vaginais é o nosso próprio trato gastrointestinal e não necessariamente as relações sexuais. Como já contei a vocês, um dos nossos mais importantes sistemas de defesa é a microbiota intestinal, que depende de fatores nutricionais e ambientais para se estabilizar.

A proliferação de fungos acontece depois da alteração desse equilíbrio, a disbiose, que predispõe um ambiente favorável para que os fungos, até então habitantes naturais e inócuos da microbiota, encontrem condições, sem resistência, para sua proliferação exacerbada. Isso mesmo! Os fungos, em pequenas quantidades, fazem parte da microbiota intestinal normal. Mas, com a disbiose, proliferam, causando a CVV. E por que isso acontece?

- O uso de antibióticos, anti-inflamatórios, anticoncepcionais, antiácidos, laxantes, corticoides, assim como o consumo regular de açúcar refinado, lactose, carboidratos refinados (doces, chocolates, bolos, biscoitos, chips, refrigerantes, pães brancos), álcool, embutidos e cafeína favorecem a disbiose e portanto o crescimento fúngico.

- Atenção: Alimentos com alto potencial alergênico, como glúten, leite e soja também promovem disbiose e são matérias-primas para a fermentação de fungos.

- Disbiose vaginal é intensificada pelo uso de sabonetes íntimos antissépticos.

- Estresse físico, mental ou emocional são facilitadores do processo.

- Diabetes, hipoglicemias, imunossupressão (transplantados, portadores de HIV, gravidez) também podem estimular a proliferação da Candida.

- O consumo oculto de bolor, mofo e leveduras contidos em alimentos saudáveis como grãos, frutas, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, etc) e alguns vegetais levam ao agravamento do quadro.

- Ambientes úmidos e quentinhos também favorecem o crescimento de fungos. Então, cuidado com roupas sintéticas e pouco ventiladas, como lycra suada ou molhada de calcinhas, maiôs, biquínis ou leggings. 

Já deu pra perceber que a prevenção e o tratamento são um pouco mais complexos do que apenas o uso repetido de antifúngicos. Fique ligado nos próximos posts! Até lá!

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine 
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo 
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário