terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Dia Nacional da Mamografia: Tire suas dúvidas sobre o exame


Neste Dia Nacional da Mamografia (5 de fevereiro), vamos tirar as dúvidas sobre o exame tão importante para a saúde da mulher. A Dra. Patricia Valentini de Melo conta os detalhes:

Trata-se de um raio X das mamas e é o único meio comprovadamente capaz de detectar o câncer de mama em estágio inicial, antes de ser palpável, possibilitando assim um tratamento mais eficaz, menos agressivo e com maiores chances de cura. 

Isso ocorre porque identifica microcalcificações, que podem ser o estágio mais inicial de um câncer de mama, quando estão agrupadas e têm características morfológicas específicas. Às vezes, em casos de dúvidas na mamografia ou em mulheres mais jovens, pode-se associar o uso de ultrassonografia e até da ressonância magnética.

Desde a introdução da mamografia como rastreamento, o número de mortes por câncer de mama teve uma redução de 30%. A explicação é justamente o fato de possibilitar o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura.

MITO: “mamografia dói” - Geralmente, a dor é leve, pois a compressão das mamas dura 2 segundos e não justifica a não realização do exame. Algumas mulheres têm as mamas mais sensíveis, principalmente no período antes da menstruação. Portanto, a dica é esperar para fazer o exame logo após esse período.

VERDADE: A mamografia é um dos mais importantes exames de rastreamento de câncer e deve ser feita por todas as mulheres, a partir dos 40 anos de idade. Converse com seu médico e deixe seus exames em dia!

SISTEMA BIRADS
Para padronizar os laudos de mamografia e todos falarem a “mesma língua”, surgiu o sistema BIRADS (sigla de Breast Imaging and Data System). Esse sistema foi adotado para estimar qual a chance de determinada imagem da mamografia e/ou ultrassonografia das mamas (USG) ser câncer. Variando de 0 a 6 categorias, o Sistema Birads ajuda a orientar a conduta médica.

Nem todas as alterações da mamografia/USG são causadas por câncer, aliás a maioria delas NÃO É CÂNCER e sim alterações que chamamos de BENIGNAS. Apenas algumas dessas alterações, muito específicas, merecem melhor investigação. Só nesses casos (Birads 4 ou 5), uma biópsia é indicada e deve ser feita através de uma punção com agulha, que consegue retirar um pequeno fragmento do local, que então será examinado no microscópio. Só assim o diagnóstico de certeza para câncer pode ser feito.

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine 
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo 
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário