quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Fevereiro Roxo: Mês de combate ao lúpus


O Fevereiro Roxo busca conscientizar sobre três doenças: lúpus, fibromialgia e Alzheimer. Hoje, vamos falar sobre a primeira delas. O lúpus eritematoso é raro e autoimune. Afeta mais mulheres que homens, e mais adultos jovens que crianças e idosos. 

O sistema imunológico reage contra as células da própria pessoa, causando danos que podem ser nos órgãos internos (rim, pulmão, coração, cérebro e articulações) ou somente na pele. Embora exista um fator genético predispondo a manifestação da doença, buscar uma vida saudável, no seu aspecto integral (alimentação, meio ambiente e saúde das emoções), pode ser importante na prevenção e como medida complementar ao tratamento.  

O lúpus pode se manifestar de formas diferentes, de acordo com o órgão afetado. Na pele, frequentemente se apresenta como sensibilidade ao sol, nas áreas expostas, como face, colo e braços. Manchas avermelhadas que podem descamar e deixar até cicatrizes são comuns. Em áreas com pelos, como o couro cabeludo, pode causar queda dos cabelos. É comum haver dor nas articulações, mal-estar, perda de apetite e de peso. 

Nos casos em que afetam órgãos internos, pode causar dor e dificuldade para respirar, redução do funcionamento dos rins, desmaios, convulsões e tromboses. Geralmente, o diagnóstico depende da comprovação da agressão ao órgão afetado pelo lúpus e de exames laboratoriais. 

O diagnóstico e início do tratamento precoces levam a menor dano no organismo. Como a pele é afetada em 80% dos pacientes, o médico dermatologista é frequentemente o responsável pelo diagnóstico. Se suspeitar de algo, a Dra. Luciana Valentini de Melo está à disposição na Choice Medicine. 

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Choice Medicine 
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo 
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário