O Fevereiro Roxo é a campanha de combate a três doenças: lúpus, fibromialgia e Alzheimer. O assunto de hoje é a fibromialgia, uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dor no corpo todo.
No Brasil, está presente em cerca de 2% a 3% das pessoas. Acomete mais mulheres que homens e costuma surgir entre os 30 e 55 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.
Junto com a dor, surgem sintomas como fadiga, sono não reparador e outras alterações, como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais.
Não existe ainda uma causa definida. Estudos mostram que os pacientes apresentam uma sensibilidade maior à dor, como se o cérebro interpretasse de forma exagerada os estímulos, ativando todo o sistema nervoso para fazer sentir mais dor.
Embora ainda não tenha sido descoberta a cura, é muito importante ter uma rotina de autocuidado para o controle da fibromialgia, como sono de qualidade, atividade física diária, manejo de estresse e equilíbrio nutricional, por meio de uma alimentação que favoreça o equilíbrio da microbiota intestinal e até de suplementação individualizada.
Muitas vezes o problema melhora com o tempo e há casos nos quais os sintomas retrocedem quase totalmente.
Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia
Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário