O Alzheimer, também conhecido como mal ou doença de Alzheimer, faz parte da campanha de conscientização do Fevereiro Roxo, ao lado de lúpus e fibromialgia. É incurável e se agrava ao longo do tempo. A idade é o principal fator de risco, sendo que, após os 65 anos, a chance dobra a cada cinco anos.
Estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a enfermidade. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico.
Quando o Alzheimer é diagnosticado no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.
O seu nome se refere ao médico Alois Alzheimer, o primeiro a descrever a patologia, em 1906. A doença é caracterizada por prejuízo cognitivo, como alterações de memória, raciocínio e desorientação em relação ao tempo e ao espaço. Também pode haver mudanças no comportamento ou na personalidade (sintomas neuropsiquiátricos).
Uma maneira de retardar o processo do Alzheimer é a estimulação cognitiva constante e diversificada ao longo da vida. São considerados fatores de risco: hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo e sedentarismo.
Fonte: Associação Brasileira de Alzheimer
Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário