quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Disbiose intestinal: Eu tenho, e agora?


Como vocês viram na publicação anterior sobre Disbiose Intestinal, o desequilíbrio das bactérias intestinais pode ser a base de muitos problemas de saúde e, infelizmente, quase todos nós temos sintomas em diferentes graus. Então, o que fazer para tratar a disbiose? Felizmente, a resposta não é um remédio "x" ou "y". Não? Então não tem cura? Calma, tem sim! Que tal pensar antes nas causas da disbiose? Aí estará a resposta para o seu controle! 

Bem, se o desequilíbrio da flora intestinal é consequência dos nossos maus hábitos de vida, como alimentação pobre em fibras e rica em gorduras saturaras e carboidratos refinados, industrializados, processados, além de sedentarismo, má qualidade de sono e estresse emocional, a resposta está na simples mudança do estilo de vida. Essa é uma escolha de como preferimos viver e envelhecer. Com saúde ou com doença? A resposta depende de quem preferimos alimentar, bactérias boas ou más?

Na prática, uma alimentação saudável dá mais resultado do que pensar em remédio. Infelizmente, quase não encontramos alimentos ricos em probióticos em nosso meio, por isso a suplementação é quase que obrigatória, mas não suficiente para tratar a disbiose. Probióticos, prebióticos, suplementos proteicos, polivitamínicos funcionam como COMPLEMENTO aos hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis. 

Atenção! Cuidado também com dietas muito restritivas, que mantêm um padrão baixo de ingestão de verduras/legumes e frutas/fibras, como a cetogênica ou páleo, que não sejam adequadamente orientadas, pois podem levar à disbiose, mesmo não consumindo os refinados e açúcares e usando probióticos!

“Carbofóbicos", atenção! Pricipalmente se consumirem bacon, ovos, lácteos e carnes vermelhas em excesso, sem adequada ingestão dos demais nutrientes. Nada melhor do que viver em equilíbrio corpo, mente, emoção e espírito. Esse também é o melhor caminho para cuidar da disbiose intestinal e garantir um envelhecimento saudável.

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine 
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo 
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário