domingo, 24 de março de 2019

Dia Mundial de Combate à Tuberculose: Tire suas dúvidas sobre a doença


Hoje (24 de março) é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A doença infecciosa pode ocorrer em vários locais do organismo, mas, em mais de 85% dos casos, atinge os pulmões. Se não for diagnosticada rapidamente e tratada de maneira adequada, pode matar. 

É transmitida por um tipo especial de bactéria, também conhecido como bacilo de Koch, em homenagem a Robertto Koch, que identificou o Mycobacterium tuberculosis em 1882. 

Todos os pacientes com tuberculose têm, em maior ou menor intensidade, sintomas como febre (sobretudo à tardinha), perda do apetite, emagrecimento, cansaço crônico e desânimo. Existem ainda os sintomas específicos, que dependem do local em que a pessoa tem a tuberculose. No caso dos pulmões, o mais comum é a tosse seca ou com catarro. 

A doença atinge mais alguns grupos específicos. Entre eles está o composto por pessoas que, por algum motivo, estão com defesas naturais diminuídas, como as diabéticas, com câncer, submetidas a transplantes, infectadas pelo vírus da AIDS, que não estão se alimentando bem, crianças com menos de 5 anos ou adultos com mais de 60 anos. Outro grupo de risco é formado por quem convive de forma muito próxima com quem tem tuberculose, seja em casa, no trabalho, em hospitais, em prisões ou em albergues. 

Nem todos que têm contato com uma pessoa com tuberculose vão ficar doentes. A possibilidade de desenvolvê-la entre os infectados pelo bacilo que não têm nenhuma outra patologia é de cerca de 10% ao longo de toda vida. 

Fica a dica: Se apresentar sintomas, não deixe de procurar um médico. 

Fonte: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

Choice Medicine 
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo 
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário