quarta-feira, 13 de março de 2019

Probióticos: quando e como suplementar?


A suplementação é indicada para recuperação e manutenção da microbiota gastrointestinal nos casos de Disbiose Intestinal (quase todos nós temos sintomas em diferentes graus, lembram?) e especialmente durante a gestação. 

As espécies mais comumente utilizadas como suplemento nutricional são:

- Lactobacillus de diversos gêneros, particularmente acidophilus, casei, rhamnosus, reuteri, plantarum, paracasei, bulagaricus e salivarius.

- Bifidobactérias, principalmente: B. adolescentes; B. longum; B. breve; B. animalis; B. infantis; B. thermophilum; B. bifidum; B. lactis.

- Saccharomyces boulardii, conhecido como S. cerevisia, é a única levedura resistente ao ácido gástrico e bílis.

- Streptococcus thermophilus, encontradas em iogurtes, mas não utilizadas em suplementos probióticos.

Encontrados na forma de cápsulas ou em pó. Também em preparados probióticos, como Kefir e Kombucha, ou naturalmente em alimentos fermentados artesanalmente, como Chucrute, Kimchi, Missô, Shoyu e Pikles, além de queijos e iogurtes de leite cru (não-pasteurizado).

A forma ideal para manutenção da nossa flora intestinal, além de ter um estilo de vida saudável, é consumir probióticos por meio da nossa alimentação diária. Mas já deu para perceber que na nossa rotina alimentar quase não existem alimentos probióticos. Então, ou mudamos a rotina ou passamos a considerar os suplementos como uma forma de alimento e o consumimos regularmente. Fica a dica!

Fonte: O Ecossistema intestinal na saúde e na doença – Denise Madi Carreiro, a quem agradeço por ser minha grande mestra!

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário