quinta-feira, 14 de março de 2019

Março Amarelo: Tire suas dúvidas sobre endometriose


Você já ouviu falar em Março Amarelo? É a campanha de conscientização da endometriose (EDM), uma doença crônica que afeta até 10% das mulheres em idade reprodutiva. Pode causar cólicas menstruais fortes, dor durante a relação sexual e até infertilidade

Trata-se de uma patologia inflamatória, que ocorre quando o tecido que reveste o útero (endométrio) se implanta fora dele, chegando a áreas onde não deveria crescer, como ovários, intestino e bexiga. 

Todos os meses, o endométrio, que é o tecido que reveste a parte interna do útero, se espessa para que possa receber um óvulo fecundado. Quando a mulher não engravida, esse tecido descama e é descartado na menstruação, junto com sangue. Mas, em certas situações, esse tecido não é totalmente eliminado, volta pelas trompas, atinge a cavidade pélvica e aí se implanta. 

É uma doença com diagnóstico demorado, principalmente porque os primeiros sintomas são encarados como algo natural para muitas mulheres: cólicas menstruais. A cólica menstrual forte, que exige medicação e também incapacita a mulher para trabalhar e até mesmo para outras atividades no dia a dia, não pode ser aceita como normal. 

Dor pélvica crônica é outro sintoma. Mas é importante dizer que há pouca relação entre a gravidade da doença e a intensidade de dor que a pessoa sente. Algumas mulheres com endometriose profunda não têm dor, sendo diagnosticadas quando apresentam queixa de infertilidade; outras pacientes têm dor forte e evidencias mínimas de focos de EDM durante uma laparoscopia. 

Por isso, a importância da campanha Março Amarelo! As Dras. Patricia Valentini de Melo e Yedda Reis estão à disposição para diagnóstico e tratamento da endometriose. Entre em contato conosco! 

Fonte: Febrasgo

Choice Medicine 
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo 
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário