Neste momento de cuidados com a prevenção da propagação do coronavírus, também é importante investir em práticas que ajudem a acalmar a mente e a reduzir o estresse. Uma delas é a Yoga, que foi assunto da edição especial da revista americana Time sobre a medicina integrativa e complementar. Segundo a publicação, as posições, a respiração consciente e a meditação ajudam também a conferir equilíbrio ao corpo e aliviar diferentes problemas, como depressão, ansiedade, osteoporose, dores e doenças cardíacas.
Pesquisadores da Universidade de Ohio compararam 25 novatos e 25 experts (que praticam, pelo menos, duas vezes por semana por um ano ou mais) em Yoga. Os experts tinham níveis mais baixos no sangue de interleucina-6, um marcador de inflamação que geralmente resulta do estresse e contribui para problemas no coração e diabetes. Além disso, as taxas de interleucina-6 subiram menos nos experts após serem submetidos a estressores.
A Escola de Medicina da Universidade de Boston monitorou dois grupos por 12 semanas, sendo que um caminhou por 60 minutos três vezes por semanas e o outro passou a mesma quantidade de tempo praticando Yoga. Os participantes que lançaram mão da Yoga reportaram níveis de ansiedade mais baixos e melhora no humor.
“Yoga pode trabalhar em parte corrigindo desequilíbrios no sistema nervoso autônomo causados pelo estresse”, disse Chris Streeter, um dos autores do estudo.
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário