quarta-feira, 15 de abril de 2020

Coronavirús: Tire suas dúvidas sobre Vitamina D


A Associação Brasileira de Nutrologia listou vitaminas e minerais com atuação de maior relevância no cenário da síndrome respiratória aguda grave causada pelo Covid-19 (SARS-CoV-2). Mas é importante enfatizar que nenhum deles tratam diretamente a infecção. O assunto de hoje é a vitamina D (colecalciferol).

"A atuação dela na resposta imune vem sendo amplamente estudada. Vários estudos mostram que aumenta a expressão de peptídeos antibacterianos, contribuindo para melhor resposta imunológica do hospedeiro. A relevância da vitamina D se baseia no aumento da evidência de que sua suplementação e restauração para valores normais em pacientes infectados possam melhorar a recuperação e, desta forma, reduzindo os níveis de inflamação e melhora da ativação imunológica.

As principais fontes alimentares são peixes com alto teor de gordura (salmão, sardinha), gema de ovo, fígado, leite e seus derivados." Mas a ativação da vitamina D só acontece por meio da luz solar direta. Por isso, não deixe de se expor ao sol, pelo menos por 10 minutos diariamente, e, neste momento, não use protetor solar.  

Tendo em vista a atual pandemia de Covid-19, é relevante atentarmos para a letalidade maior em pessoas acima de 60 anos. Nesses indivíduos, se observa maior prevalência de hipovitaminose D e menor exposição solar (isolamento social) com consequente comprometimento da resposta imune."

Só o seu médico poderá avaliar suas necessidades e doses individuais específicas. Converse com ele!

Fonte: Associação Brasileira de Nutrologia


Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário