quinta-feira, 25 de junho de 2020

Dia Mundial do Vitiligo: Tire suas dúvidas


Hoje é o Dia Mundial do Vitiligo, caracterizado pela perda da coloração da pele, com manchas brancas de tamanho variável, como as da modelo canadense Winnie Harlow. Não é contagioso e nem traz prejuízos à saúde física, mas costuma impactar na qualidade de vida e na autoestima.

Embora não haja cura, o tratamento adequado, indicado pelo dermatologista, pode ajudar a cessar o aumento das lesões (estabilização do quadro) e a repigmentar a pele. Entre as opções terapêuticas, além de medicamentos, estão fototerapia, laserterapia e outras. 

O acompanhamento psicológico para controle das emoções também se mostra extremamente importante em muitos casos, uma vez que o gatilho para desencadear as lesões tem como base um fator psíquico ou emocional, que precisa ser adequadamente abordado.

Os pacientes devem evitar hábitos que possam precipitar o aparecimento de novas lesões ou acentuar as já existentes, como usar roupas apertadas ou que provoquem atrito ou pressão sobre a pele, e diminuir a exposição solar. Controlar o estresse é outra medida bem-vinda, por meio de práticas como meditação, respiração consciente e Yoga. 

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário