segunda-feira, 8 de junho de 2020

Dicas para ficar longe da Síndrome Metabólica



Embora exista uma predisposição genética, a Síndrome Metabólica é passível de intervenção e prevenção. Afinal, genética não é destino! Epigenética sim, guia o nosso destino, por meio das nossas escolhas do dia a dia.

Quando adotamos uma postura positiva e proativa, a maioria dos fatores de risco é modificável. Você pode mudar o seu destino, sem precisar recorrer a medicamentos e voltar a ter uma vida saudável com maior qualidade. Quanto antes agir, melhor! 

Então, vamos lá! Como podemos prevenir/tratar a Síndrome Metabólica e nos proteger dos danos e riscos causados por ela? Mudando de estilo de vida:

- Alimentação saudável, de valor calórico baixo, com pouco sal e pouca gordura saturada. Aqui a dieta low carb e o jejum intermitente caem perfeitamente.

- Consuma alimentos ricos em fibras como os integrais e frutas com a casca e bagaço. Nos lanchinhos, troque biscoitos, bolos e pães por sementes de abóbora ou girassol e oleaginosas como amêndoas e castanhas.

- Evite o consumo noturno de carboidratos simples como arroz branco, massas, pizzas e pães.

- Prefira fontes de proteína combinadas a salada e legumes.

- Se for comer carboidrato, que seja um tubérculo como batata doce, aipim ou inhame, mas sempre em menor quantidade!

- Consuma canela, chá verde várias vezes ao dia (não vale chá de saquinho, ok? Faça a infusão em casa, com canela em pau e leve com você), batata yakon e maca peruana também baixam a glicose no sangue.

- Controle do peso e diminuição das medidas da cintura.

- A prática de atividade física melhora muito a sensibilidade dos receptores de insulina, otimizando o controle da glicose, diminuindo a inflamação e colaborando para diminuição da resistência à insulina. Deve ser adequada à faixa etária e ao condicionamento físico de cada um.

- Melhorar o sono, descansar e diminuir o nível de estresse. Ioga e meditação ajudam muito.

- É fundamental limitar o uso de bebidas alcoólicas e suspender o fumo.

- O tratamento medicamentoso deverá ser indicado caso não se consiga resultado satisfatório com as medidas de mudança do estilo de vida.

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário