domingo, 10 de janeiro de 2021

Combate à Hanseníase: Tire suas Dúvidas




Todo último domingo de janeiro é o Dia Mundial de Combate à Hanseníase. Atualmente, o Brasil é o país em segundo lugar com mais casos da doença, atrás somente da Índia. Por ano, são registrados perto de 30 mil casos nos vários estados brasileiros.⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A hanseníase TEM CURA, mas é fundamental procurar um médico rapidamente ao suspeitar dos sintomas. Pode provocar graves incapacidades físicas, se o diagnóstico demorar ou se o tratamento for inadequado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Neste Janeiro Roxo, vamos difundir informações e desfazer o preconceito? Os primeiros sinais são manchas claras, róseas ou avermelhadas no corpo, que ficam dormentes e sem sensibilidade ao calor, frio ou toque. Podem aparecer placas, caroços e/ou inchaços.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando a doença afeta os nervos, pode causar formigamento, sensação de choque, dormência e queimaduras nas mãos e pés por falta de sensibilidade, além de falta de força e problemas nos olhos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apenas as pessoas doentes, que NÃO estão em tratamento, transmitem a hanseníase. A transmissão ocorre pelas vias aéreas superiores (tosse ou espirro).

Dra. Luciana Valentini de Melo
Formada pela Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba, é especialista em dermatologia e homeopatia.

Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário