domingo, 17 de janeiro de 2021

Disbiose Intestinal: Como tratar?




O equilíbrio da microbiota intestinal depende do nosso estilo de vida. A disbiose intestinal (desequilíbrio das bactérias intestinais) pode ser a base de muitos problemas de saúde e, infelizmente, quase todos nós temos em diferentes graus. Então, o que fazer para tratar a disbiose? Felizmente, a resposta não é um remédio. Não? Então, não tem cura? Calma, tem sim! A resposta para o controle está nas causas:

1 - Uma alimentação natural e equilibrada favorece o crescimento de bactérias boas: Dietas vegetarianas, por seu alto teor de fibras, são extremamente benéficas para o equilíbrio e saúde da flora intestinal. Polifenóis (chocolate amargo, uvas, amêndoas, cebola e brócolis) favorecem seu crescimento.

2 - Suplementações com fibras prebióticas da dieta, como a inulina e fruto-oligossacarídeos, têm sido eficientes para minimizar os efeitos de uma dieta rica em gordura. Os prebióticos ajudam a reduzir o colesterol. Fibras previnem o câncer de colon em ratos e reduzem inflamações. Biomassa de banana verde é um excelente prebiótico e pode ser usado em diversas preparações.

3 - O consumo regular de outros micro-organismos de qualidade, para compor a microbiota, como os probióticos, também é de grande utilidade. Os melhores exemplos são alimentos probióticos à base de kefir, kombucha e fermentados como chucrute. Mas a suplementação também é possível e importante.

4 - Sono adequado, redução do estresse, pensamentos positivos e atividade física regular também são amigos da saúde intestinal.

Como é bom poder fazer escolhas conscientes, não é? Nada melhor do que viver em equilíbrio corpo, mente, emoção e espírito. Esse é o melhor caminho para cuidar da disbiose intestinal e garantir um envelhecimento saudável.

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-31

Nenhum comentário:

Postar um comentário