sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Câncer de útero: Entenda a doença de Fátima Bernardes



Fátima Bernardes revelou que está com câncer de útero em estágio inicial. A doença pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é mais comum em mulheres que já se encontram na menopausa.

A lista de possíveis fatores também conta com predisposição genética, excesso de gordura corporal, diabetes mellitus, dietas com elevada carga glicêmica, hiperplasia (crescimento) endometrial, falta de ovulação (deixar de ovular) crônica, uso de radiação anterior para tratamento de tumores de ovário...

A detecção do tumor numa fase inicial possibilita maior chance de tratamento. Pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (sangramento vaginal espontâneo após a menopausa, dor pélvica, cansaço, perda de peso e apetite) ou pelos exames periódicos em mulheres sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.

A cirurgia (panhisterectomia) remove o útero, os ovários e as trompas. Dependendo do estágio da doença, a lindadenectomia pelvica (retirada de gânglios da pelve) também é necessária. Algumas pacientes não precisarão de tratamento complementar, mas outras podem ter que passar por radioterapia e/ou quimioterapia.

Fonte: Inca e Dra. Patricia Valentini Melo


Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-31

Nenhum comentário:

Postar um comentário