domingo, 13 de dezembro de 2020

Infecção urinária de repetição na menopausa: Estratégias para prevenção



Na menopausa, acontece uma queda importante nos níveis dos hormônios femininos, estrógenos e progesterona. Essa deficiência hormonal afeta diretamente alguns órgãos e sistemas. O sistema gênito-urinário é um deles. Esses tecidos vão aos poucos sofrendo um processo que chamamos de atrofia e, assim, ocorre o aumento da suscetibilidade às infecções locais. Por isso, é tão importante um cuidado especial neste momento da vida da mulher. 

Existem estratégias excelentes para diminuir a incidência das infeções do trato urinário (ITUs) de repetição e devem ser individualizadas para cada caso. Aqui também é importante focar na mudança do estilo de vida, além dos cuidados pontuais. Mas tão importante quanto mudar hábitos, é reequilibrar os níveis hormonais. Confira:

- Além da terapia hormonal individualizada para o tratamento da menopausa, uma excelente alternativa são os cremes vaginais contendo estrógenos, que farão a reconstituição e fortalecimento da mucosa e da flora local; 

- Os lasers vulvovaginais também vieram para nos auxiliar nesse processo. São necessárias cerca de três aplicações por ano, que promoverão um aumento do colágeno na região. O custo desse procedimento é relativamente alto, mas traz um grande benefício, principalmente para quem não pode usar os hormônios.

E, claro, não esqueça:

- Beba muita água para limpar a bexiga (pelo menos 2 litros por dia);
- Não segure urina (esvazie a bexiga de 3/3h, mesmo sem vontade);
- Esvazie a bexiga também logo após as relações sexuais (e não antes); 
- Use probióticos;
- O uso de imunoativos, como cranberry e D-Manose tem trazido ótimos resultados, mas necessitam de avaliação médica individualizada.

Seja vigilante e responsável com sua saúde! Sua qualidade de vida vai melhorar em todos os aspectos. Converse com seu ginecologista.

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-31

Nenhum comentário:

Postar um comentário