terça-feira, 6 de julho de 2021

Tchau, TPM: Dica 2




Hoje, vamos falar sobre alimentação e TPM. Você já parou para pensar sobre suas escolhas?

Se priorizar alimentos inflamatórios e calorias vazias, você pode colaborar com a microinflamação sistêmica e desequilíbrio hormonal, o que fatalmente causará ou piorará a tensão pré-menstrual. Cuidado! Não faça do seu alimento o seu veneno!

Quando você olha para o seu prato, no que pensa primeiro? "Hummm, que prazer"? Será que vale a pena? A resposta correta poderia ser: "penso nos nutrientes que estou enviando ao meu amado corpo". Que tal?

Hipócrates já dizia: “que o seu alimento seja o seu remédio e o seu remédio seja o seu alimento”. Pensando assim, você sabia que existem alimentos com nutrientes específicos que favorecem o equilíbrio da progesterona e, com isso, aliviam a TPM?

"Remédios"

- Vitamina B6: avelãs, castanhas, salmão, espinafre e camarão. O grão-de-bico é uma boa pedida, porque tem alta concentração de Vitamina B6 e Vitamina B9, que atuam na produção de hormônios neurotransmissores, aqueles que dão a sensação de bem-estar e qualidade de sono, como a serotonina e a melatonina. 

- Vitamina C: pode aumentar a progesterona. Brócolis e outras brássicas, como couve, couve-flor e couve de Bruxelas, principalmente crus, trazem para o organismo uma substância que controla os níveis de estrogênio. Capriche no consumo de kiwi, limão e laranja.

- Zinco: ostras, nozes, feijão e carne bovina. Além de fortalecer o sistema imunológico, esse mineral, atuas nos níveis do hormônio folículo-estimulante (FSH), que causa a ovulação e estimula o ovário a produzir a progesterona.

- Magnésio: espinafre, nozes, chocolate amargo, beterraba e abacate. O magnésio atua na manutenção do equilíbrio hormonal e regula os níveis de progesterona.

- Açúcar de coco também colabora com o equilíbrio da progesterona. Mas use com moderação!

- Triptofano: precursor da serotonina, presente em banana, canela, abacate e chocolate amargo.

- Fitoquímicos antioxidantes:  frutas vermelhas.

- Especiarias anti-inflamatórias: açafrão-da-terra, cúrcuma e pimenta. 

"Venenos"

Aniquilam o aporte de vitaminas e desequilibram os hormônios: café, cerveja, cevada, trigo, óleo de soja, óleo de girassol, refrigerante e açúcar. 

Suas escolhas só dependem de você! É ótimo quando podemos fazer escolhas conscientes, né? Fique ligada nas próximas dicas, que serão publicadas em breve! 

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário