quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Outubro Rosa: Existe relação entre vitamina D e câncer de mama?


Você sabia que a vitamina D é na realidade um hormônio? O HORMÔNIO D! Estudos mostram que existe no mundo uma verdadeira epidemia de deficiência de hormônio D. 

Ele é derivado do colesterol e ativado a partir da luz solar na pele. Quase não existe “vitamina D” na natureza ou em alimentos (as quantidades são muito menores do que nossa necessidade diária). 

Na vida adulta, a deficiência de hormônio D está intimamente relacionada ao aparecimento de câncer, osteopenia e osteoporose, doenças autoimunes, cardiovasculares (infarto e AVC), diabetes tipo 2 e doenças infecciosas. 

O hormônio D modula a atividade de mais de 3 mil genes em todas as células do nosso organismo. A demonização do sol, excesso de uso de filtros solares e uso indiscriminado de alguns medicamentos são os responsáveis pela sua deficiência. 

Estudos demonstram que o hormônio D é protetor por ser antiproliferativo (anticâncer) e anti-inflamatório. Uma recente pesquisa demonstrou que altos níveis circulantes de hormônio D na pós-menopausa está relacionado com redução de todos os tipos de câncer. 

Uma revisão publicada em 2017 na revista científica Breast Cancer indicou que existe uma relação inversa entre os níveis de "vitamina D” e o risco para câncer de mama e que a deficiência está diretamente relacionada ao aumento da chance de ter a doença. Outro dado é que mulheres com deficiência de “vitamina D” e com câncer de mama têm tumores mais agressivos. 

Atenção: Vale a pena dosar o nível de vitamina D no sangue e, se estiver baixo, a suplementação deve ser feita pelo médico ou nutricionista. Fique de olho! 

Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.

Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314
Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo
Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário