sexta-feira, 1 de maio de 2020

Coronavírus: Tire suas dúvidas sobre Selênio


A Associação Brasileira de Nutrologia listou vitaminas e minerais com atuação de maior relevância no cenário da síndrome respiratória aguda grave causada pelo Covid-19 (SARS-CoV-2). Mas é importante enfatizar que nenhum deles trata diretamente a infecção. Hoje, vamos falar sobre selênio.

"Durante infecções virais, espécies reativas de oxigênio e de nitrogênio (radicais livres) são abundantemente produzidas, o que sobrecarrega o sistema de defesa antioxidante e induz desequilíbrio redox (estresse oxidativo). Tal cenário proporciona e amplifica a replicação viral, desequilibrando a resposta imunológica. O selênio ocupa papel importante na defesa antioxidante do hospedeiro e no grau de patogenicidade do vírus.

Doses mais elevadas de selênio podem atuar como coadjuvante no tratamento de infecções, contudo, não podem ser utilizadas por tempo prolongado.

O conteúdo de selênio, presente em vários alimentos, como a castanha do Brasil, pode variar de um local para outro de cultivo. O consumo de 3 castanhas do Brasil (15g) corresponde a recomendação diária de ingestão sugerida recentemente. Outras fontes são peixes (sardinha, salmão), fígado de boi, farelo de arroz, farinha de trigo integral." Converse com o seu médico para saber sobre suas necessidades individuais!

Fonte: Associação Brasileira de Nutrologia

Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário