Estresse! Quem não o conhece? Mas vocês imaginam o seu efeito na nossa saúde?
Walter Cannon o definiu como “Tudo aquilo que amedronte, emocione ou ameace o indivíduo profundamente” e mais recentemente F. Dhabhar e B. McEwen o definiram como “uma série de eventos constituídos por algum estímulo (estressor físico ou psicológico) que deflagra uma reação no cérebro (percepção do estresse), levando à ativação dos sistemas de luta ou fuga (resposta fisiológica ao estresse)”, mostrando que o nosso corpo responde de maneira complexa ao estímulo estressor.
É importante saber que há diferença nas respostas ao estresse agudo e crônico. E é aí que mora o perigo!
O Estresse Agudo (de curta duração, minutos a horas) leva a chamada “reação de luta ou fuga” pela ativação do sistema nervoso simpático e do eixo endócrino HHA (hipotámo-hipófise-adrenal), e permite a nossa sobrevivência. Assim que termina, vem a “resposta de relaxamento”, reação fisiológica inata oposta a “reação de luta ou fuga”, devido à ativação do sistema nervoso para-simpático. É um mecanismo protetor natural contra os efeitos do estresse, pois devolve ao corpo o equilíbrio saudável.
O Estresse Crônico (estresse repetido ou prolongado) provoca acúmulo de Carga Alostática, que são alterações “psico-fisiológicas” (desgaste do corpo) causadas quando diferentes sistemas biológicos são ativados para manter o equilíbrio em resposta ao estresse prolongado. Quanto maior a carga alostática, maior o desgaste e desregulação do corpo, com supressão do sistema imune e aparecimento da microinflamação crônica, levando a múltiplos efeitos negativos no corpo e no cérebro, como transtornos psiquiátricos, principalmente depressão e ansiedade e sua associação com doenças inflamatórias, autoimunes, cardiovasculares, pulmonares e câncer, dependendo do impacto exercido pelo estresse sobre o sistema imune.
Num mundo repleto de fatores estressores, o ser humano não mais resiste e adoece. É urgente a necessidade de práticas de prevenção e tratamento dos efeitos funestos do estresse crônico sobre a saúde e bem estar.
Mudanças de comportamento estão na base desse processo. Sono de qualidade, escolhas alimentares, prática de exercícios físicos e manejo de estresse formam os pilares da saúde e bem estar.
Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.
Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário