A história da nossa evolução confirma esse fato. Há 40 mil anos, os movimentos corporais eram recursos para a sobrevivência (caça), praticávamos de uma a duas horas de atividade física intensa por dia.
Há 10 mil anos (até 1900), o corpo passou a ser agente da sobrevivência (por meio do trabalho na terra). Praticávamos de seis a oito horas de atividade física moderada por dia.
De 100 anos para cá, passamos a ser “Homo sedentarius”. Praticamos ZERO hora de atividade física por dia. De dependentes, passamos a repelentes da atividade física, infelizmente devido às facilidades do mundo moderno.
Mas nossa genética não teve tempo para absorver essa drástica mudança. E qual a consequência disso? Um aumento vertiginoso de sobrepeso e da mortalidade por doenças crônicas.
Nossa capacidade funcional atinge o pico aos 30 anos e, depois, tende a cair progressivamente, levando a senilidade, que poderia ser atenuada pelo exercício. Ele nos ajuda a envelhecer com saúde e capacidade funcional (senescência), aumentando nossa expectativa de vida. Então, bora praticar?
Dra. Patricia Valentini de Melo
Idealizadora da Choice Medicine, é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia.
Choice Medicine
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 466 - cj 314 Brascan Century Office - Itaim Bibi - São Paulo Telefones: (11) 2165-1077 / (11) 94276-3154
E-mail: choice@choicemedicine.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário